Bolt Browser, lembra dele? O que aconteceu com o navegador Bolt Browser?
O navegador Bolt Browser foi um dos primeiros navegadores móveis a oferecer uma experiência de navegação completa, semelhante à dos navegadores de desktop. Ele foi lançado em 2009 pela Bitstream Inc., uma empresa que já produzia o ThunderHawk, um navegador para operadoras de redes móveis e fabricantes de aparelhos. O navegador competia com Opera Mini e UC Browser na época, que eram os navegadores mais populares do ramo móvel. O Bolt Browser era baseado no motor de renderização WebKit e podia exibir páginas da web em idiomas com alfabetos latinos ou cirílicos. Ele também tinha suporte para vídeo HTML5, navegação por abas e aplicativos Java ME.
O navegador foi um sucesso na época dos celulares Java e o navegador chegava a bater de frente com o Opera Mini (Navegador rival daquela época). O seu propósito era trazer a experiência real do Desktop para celular, com possibilidade de marcar os textos da página para ler de forma confortável em vertical. Isso possibilitava o usuário ver como era o site no PC em seu próprio aparelho.
Além disso, o navegador era bastante leve e quase não consumia dados, o que chamava mais atenção ainda.
O que aconteceu com o Bolt Browser?
Em dezembro de 2011, o Bolt Browser foi descontinuado e todas as instalações se tornaram inutilizáveis. Não há uma explicação oficial para o motivo do encerramento do projeto, mas alguns fatores podem ter contribuído para isso. Um deles é a concorrência de outros navegadores móveis mais populares e atualizados, como o Google Chrome, o Opera e o Safari. Outro é a dificuldade de manter a compatibilidade com os diversos modelos e sistemas operacionais de celulares e smartphones. Além disso, o Bolt Browser dependia de servidores intermediários para comprimir e otimizar as páginas da web, o que poderia gerar custos elevados para a empresa.
O Bolt Browser foi um navegador inovador e pioneiro em seu tempo, mas não conseguiu se adaptar às mudanças e exigências do mercado. Hoje em dia, ele é apenas uma lembrança nostálgica para os usuários que o utilizaram em seus dispositivos móveis.
E você, já utilizou o Bolt Browser? comente sua experiência nos comentários.
Use sua conta Google para comentar!