O FIM DO METAVERSO
Você já ouviu falar do metaverso? É um termo usado para descrever um universo virtual compartilhado por diversas pessoas, onde se pode interagir com outras pessoas, objetos e ambientes. O metaverso é uma ideia que vem sendo explorada há décadas por escritores de ficção científica, como William Gibson e Neal Stephenson, e por empresas de tecnologia, como Facebook e Microsoft
Metaverso que teria sido motivos de piadas pelos internautas, aparentemente foi cancelado.
Há alguns meses atrás, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, estava tão certo de que o Metaverso seria o próximo passo para a internet que a ideia justificava os bilhões de dólares gastos pela empresa até então, e prometeu gastar ainda mais no futuro.
No entanto, desde então, a postura da empresa mudou significativamente. Em um artigo abrangente do The Information, a Meta abandonou completamente o termo "Metaverso" e está agora buscando colaborações com parceiros em potencial para apoiar seus vídeos curtos similares ao Tiktok e suas ferramentas de IA. A empresa não está mais promovendo o Metaverso em conversas com anunciantes, o que contrasta fortemente com o ano anterior, quando cada segundo discurso de Zuckerberg mencionava a ideia do Metaverso como o futuro da internet.
Isso é uma mudança notável, considerando que a Meta gastou cerca de US$ 4,3 bilhões em Reality Labs apenas no último trimestre, e mudou seu nome para Meta devido à importância do Metaverso.
O projeto, que envolvia uma parceria entre várias empresas de diferentes setores, tinha como objetivo criar uma plataforma aberta e interoperável para o metaverso, que permitiria aos usuários acessar diferentes mundos virtuais com um único avatar e uma única identidade.
Além disso, o projeto também sofreu com a falta de interesse e engajamento do público, muitas pessoas viram o metaverso como motivo de piada, chegando até mesmo a comparar com o jogo Secound Life, um jogo social bastante realista.
Com o cancelamento do projeto, o futuro do metaverso é incerto. Alguns especialistas acreditam que o conceito ainda pode ser retomado no futuro, com novas tecnologias e abordagens. Outros, porém, afirmam que o metaverso é uma utopia irrealizável, que não leva em conta as complexidades e as diferenças do mundo real.
E você, o que acha do metaverso? Você gostaria de viver em um universo virtual? Deixe sua opinião nos comentários.
Use sua conta Google para comentar!