Meus amigos, a coisa ta ficando feia, e um assunto que está dando o que falar na internet: a Netflix causou polêmica ao anunciar um anime feito com uso de inteligência artificial. Será que isso é uma boa ideia ou uma ameaça para a indústria de animação japonesa? Vamos descobrir!
O Anime desenvolvido com Inteligência Artificial
A Netflix do Japão publicou recentemente em seu Twitter um curta animado experimental chamado Dog and Boy. A produção de três minutos traz cenários produzidos por inteligência artificial como forma de “ajudar a indústria de animes”, que segundo o streaming, sofre com escassez de mão de obra . A animação principal dos personagens foi produzida pelo Wit Studios, responsável pelas três primeiras temporadas de Attack on Titan e atualmente por Spy x Family.
Netflix アニメ・クリエイターズ・ベース×技術開発のrinna株式会社×WIT STUDIOによる共同プロジェクトアニメ『犬と少年』のショートムービー。
— Netflix Japan | ネットフリックス (@NetflixJP) January 31, 2023
人手不足のアニメ業界を補助する実験的な取り組みとして、3分間の映像全カットの背景画に画像生成技術を活用! pic.twitter.com/GYuWONSqlJ
“Um curta-metragem do projeto conjunto de animação “Dog and Boy” da Netflix Anime Creators Base, a empresa desenvolvedora de tecnologia rinna Inc. e WIT STUDIO. Como um esforço experimental para ajudar a indústria de anime, que tem escassez de mão de obra, usamos a geração de imagens para os cenários de fundo de todos os cortes do vídeo de três minutos”
A rejeição do Anime desenvolvido com Inteligência Artificial
Mas o que parece ser uma iniciativa inovadora e criativa não foi bem recebida por muitos profissionais e fãs de anime, que apontaram diversos problemas e riscos envolvidos no uso da inteligência artificial para criar animações. Alguns dos principais argumentos contrários são:
- A inteligência artificial pode desvalorizar o trabalho humano e tirar empregos de animadores talentosos e dedicados. Segundo o site Engadget, um animador receberia cerca de dois dólares por desenhos que levariam mais de uma hora para serem feitos e um animador de nível intermediário deve esperar receber por ano um valor equivalente a apenas dez mil dólares. Isso sem mencionar os prazos exigidos pela indústria que se mostram muito curtos para o trabalho exigido . Além disso, nos créditos da animação, os responsáveis pela revisão dos cenários gerados pela inteligência artificial são mencionados apenas como “A.I. (+ human)”, isto é, “I.A + humano”, sem citar seus nomes diretamente .
- A inteligência artificial pode comprometer a qualidade artística e a originalidade das animações. Muitos usuários do Twitter criticaram o aspecto genérico e sem vida dos cenários criados pela inteligência artificial, que não conseguem captar a essência e a emoção das obras feitas por humanos. Alguns também questionaram se a inteligência artificial seria capaz de criar histórias e personagens interessantes e cativantes, ou se apenas copiaria e reproduziria elementos já existentes em outros animes. Um exemplo de polêmica envolvendo a inteligência artificial na arte foi um concurso de ilustrações que premiou um usuário de I.A. por sua obra criada tecnologicamente, gerando revolta entre os artistas participantes .
- A inteligência artificial pode ser vista como um insulto à vida e à cultura japonesa. O lendário diretor do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, já se manifestou contra o uso da inteligência artificial para criar animações, dizendo que isso seria uma ofensa à própria vida. Em 2016, ele assistiu a uma demonstração de um programa de animação por I.A. e expressou todo o seu desgosto pela técnica: “Eu nunca iria querer incorporar essa tecnologia ao meu trabalho de maneira alguma,” disse aos engenheiros do projeto, “Eu sinto com força que isso é um insulto a própria vida.” . Miyazaki é conhecido por suas obras que valorizam a natureza, a espiritualidade e a humanidade, elementos que dificilmente seriam reproduzidos por uma máquina.
Diante desses argumentos, fica claro que o uso da inteligência artificial para criar animes não é tão simples e benéfico quanto a Netflix quer fazer parecer. É preciso respeitar e valorizar o trabalho dos animadores humanos, que dedicam suas vidas e suas paixões para criar obras incríveis que encantam milhões de pessoas pelo mundo.
O diretor do Studio Ghibli, Hayao Miyazak ao descobrir um programa de animação por I.A., o artista expressou todo o seu desgosto pela técnica.
“Eu nunca iria querer incorporar essa tecnologia ao meu trabalho de maneira alguma,” disse aos engenheiros do projeto, “Eu sinto com força que isso é um insulto a própria vida.”
A inteligência artificial está em alta ultimamente na internet, inclusive está trazendo muitas controversas entre os usuários. Recentemente o Chat GPT foi suspenso da Itália após se tornar suspeita de divulgar informações pessoais sensíveis dos usuários da sua versão premium e por violar as leis de privacidade e segurança digital.
E você, é a favor ou contra as Inteligências Artificiais? Querendo ou não, a inteligência artificial irão fazer parte das nossas vidas e todos iremos parar de reclamar assim como o WhatsApp passou a coletar dados para Meta, no inicio ninguém aceitou mas logo após ninguém se lembra mais disso. Deixe seu comentário.
Use sua conta Google para comentar!